quinta-feira, 22 de julho de 2010

“Quer andar de carro velho?”

Coleção de carros antigos atrai turistas estrangeiros, mas não é valorizada pela população local

Há quarenta anos, o juiz aposentado, Jonas Souza Carvalho, deu início à sua coleção de carros antigos, com variados modelos e origens de fabricação. O espaço no qual os carros são mantidos em conservação é uma velha garagem na cidade de São Félix, que funciona também como oficina e está sob cuidados do filho Gilberto Carvalho, mecânico.

O aposentado começou sua coleção quando comprou um automóvel de modelo italiano, marca Fiat e ano 1929. O veículo foi submetido a reparos e consertos na própria oficina. Esse modelo italiano, além de ser o primeiro da coleção é o preferido do aposentado, como afirma Gilberto, quem também possui grande estima pela peça.

Ainda há outros modelos, como o alemão Belcar Dkwvemag de 1967, o norte-americano Plymouth Road Runner de 1984 e o brasileiro Ford Fobica de 1928, modelo mais antigo de toda a coleção, também o mais procurado por turistas e visitantes interessados em comprá-lo.

Em meio a esses carros, existe uma motocicleta alemã, modelo side-car, utilizado na Segunda Guerra Mundial o qual possui um acessório que é utilizado na lateral para transportar soldados em meio aos tiros nas batalhas.

Segundo Gilberto, os vinte e seis veículos já foram avaliados em mais de um milhão de reais. Propostas de compra já foram feitas, inclusive por emissoras de televisão, como a Rede Record e a Rede Globo, porém todas essas propostas são recusadas por Jonas. “Meu pai conserva os carros que tem e suas peças originais. É amor pela coleção. Esses veículos têm um valor inestimável tanto para ele quanto para mim. Ele jamais os venderia”, afirma Gilberto.

Os modelos mais procurados pelos visitantes e interessados em comprar são o Fiat 1928 e o Chevrolet 1939, os quais foram avaliados individualmente em cem mil reais, segundo o mecânico. Tal interesse é devido ao fato de se apresentarem mais conservados e de serem os mais antigos, critérios utilizados para estipular os preços.

Os veículos são utilizados em desfiles comemorativos e alugados para casamentos, mas esse aproveitamento é insuficiente para valorizar o patrimônio.“Isto é um museu particular, muito visitado pelos turistas, especialmente os estrangeiros, mas as pessoas da cidade não dão a devida importância ao museu. A prefeitura não toma conhecimento de nada”, diz Gilberto.

Por mais que alguns veículos apresentem bom estado de conservação e funcionamento, outros possuem alguns problemas, os quais são agravados pela dificuldade de se encontrar peças originais. O filho do Sr Jonas explica o porquê desse acúmulo de problemas e diz que o aposentado teve que se afastar do apego à coleção, pelo fato de ter, recentemente, as duas pernas amputadas devido à diabete e, por isso, ter impossibilidade de se deslocar. Mesmo tardiamente, alguns carros serão enviados para Feira de Santana e serão submetidos a consertos para manter o bom estado de conservação.

(Fonte: Hamurabi Dias, Rosivaldo Mecês e Sayonara Moreno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTA REFORMANDO UM FUSCA?

Ao adquirir um FUSCA, o indivíduo começa a participar de um grupo de pessoas FELIZES! Inicia-se o processo de FUSCATERAPIA!, mas nem tudo s...